Painel 100 anos de República Santander/Banespa

Em 11 de Dezembro de 1989, os Artistas Nelson Godoy e P.Sodré estavam presentes para a inauguração da agência Paulista do Banco Santander Banespa onde realizaram o painel 100 anos de Republica com vinte metros quadrados

convite oficial

Inauguração da agência da Avenida Paulista noticiada pelo Jornal Folha de São Paulo

Nesta foto está Nelson Godoy, o Sr. Boris Tabacof, então presidente do Banco do Estado de São Paulo S.A e Péricles Sodré (P.Sodré)

Edifício Cetenco Plaza - torre norte - Avenida Paulista, n.º 1842 - Sede do Banco Santander BAnespa

Os Artistas diante do painel

4 comentários:

Unknown disse...

P. Sodre, viveu como todo artista gostaria, sem preocupações com o dia a dia,e com as coisas banais, que nós, simples mortais estamos sujeitos. Teve em sua esposa Selma uma mecenas, e em sua família o respeito e o entendimento necessários para que pudesse aprimorar o seu dom. Lógico, que nem tudo foi fácil, conviver com artista em tempo integral é uma tarefa árdua, variações de humor e os pés nas nuvens fazem parte do pacote.Ficamos felizes em perceber que as causas pelas quais ele se dedicou e o carinho daqueles que o consideravam "mestre", está sendo exposta através de mensagens de admiração e respeito.Com certeza, ele está sendo muito bem assistido pelos seus mentores espirituais, que segundo ele, estavam sempre proximos. Acredito que ele está feliz. " saindo da vida para entrar para a história". E como ultimo desejo pediu que em sua lápide fosse escrito " AQUI JAZ UM TROVADOR" Boa viagem, meu pai!
Valeria Sodre

Unknown disse...

PERDEU MUITO NA SINUCA PRA MIM.KKKKK. MAS GANHOU MUITAS TAMBEM. JOGAMOS MUITO LA EM CASA.
DIZIA QUANDO ESTAVA PERDENDO DE MUITO: NÃO TERMINOU NÃO... VOCE PODE TER UM INFARTO AI...E EU GANHO POR W.O.
QUANDO GANHAVA FICAVA COM AQUELE SORRISO MAROTO COMO UMA CRIANÇA ARTEIRA. GRANDES TIRADAS. GRANDES LEMBRANÇAS. ME CONVIDAVA PRA COMER UM MEXIDO NO ATELIER. E FAZIA QUESTÃO DE DIZER É NESSAS PANELAS EMPRETECIDAS QUE SE FAZ COMIDA BOA. E FICAVA UMA DELICIA MESMO. SAIA DALI NA MADRUGADA DEPOIS DE JOGARMOS CONVERSA FORA A VONTADE. OFERECIA-SE A TODA HORA NA SUA GENTILEZA. PRA TODOS. OS SEUS PRÉSTIMOS. PRA QUEM QUIZESSE. PERGUNTEI UMA VEZ.PÉRICLES VOCÉ É DOIDO ? QUANDO ESTA CALOR VC ANDA TODO AGASALHADO. QUANDO ESTA FRIO VC ANDA DE SUNGUINNHA E ANDANDO NA CHUVA...PELO MEIO DA RUA SE DELICIANDO DAQUILO. RESPONDEU-ME: E VOCÊ ACHA QUE EU SOU IGUAL AOS OUTROS? TENHO QUE SER DIFERENTE. QUEM QUIZER QUE ME SIGA. DIZIA NA SUA DOCE E PURA IRREVERENCIA DE HOMEM GRANDE MAS DE FALSO HUDE QUE TINHA. ERA DÓCIL COM TODOS. A PONTO DE VIR TOCANDO AS CAMPAINHAS UMA A UMA DAS CASAS OFERECENDO SEUS PRÉSTIMOS A TODOS SEMPRE SORRINDO AOS IDOSOS E CRIANÇAS DO BAIRRO. A MIM PARTICULARMENTE AJUDAVA-ME SEMPRE A OLHAR MEUS FILHOS DESDE PEQUENOS E MESMO GRANDES. FOI UM GRANDE AMIGO. ERA UM FILANTROPO. UM ARTISTA NA CONCEPÇÃO DA PALAVRA. ALGUNS POUCOS O ENTENDIAM. FELIZES OS QUE O ENTENDIAM POIS ERAM "GENTE" COMO ÊLE. DESPROVIDOS DE MÁCULA. TENHA CERTEZA QUE APRENDI E EVOLUI COM SUAS TIRADAS E SEUS ENSINAMENTOS.
"PALMAS AO ARTISTA"

Unknown disse...

SO ESQUECI DE ASSINAR:
NILTINHO

Unknown disse...

NILTINHO

Postar um comentário